contato@institutoacqua.org.br

Sorrir Ponta do São Francisco (MA) realiza cirurgia em recém-nascido 

02/10/2022

Procedimento de frenectomia lingual, popularmente conhecido como “língua presa”, possibilitará ao bebê melhor amamentação

A Unidade de Especialidades Odontológicas Sorrir Ponta do São Francisco, em São Luís (MA), gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última quinta-feira (29/09) procedimento cirúrgico de frenectomia lingual, que consiste na retirada do freio da língua com um pequeno corte – com a prática, o bebê garante facilidade diante da amamentação.

Josimara Belfort Silva, mãe de Leo Christian Belfort Mendonça, garante que após a cirurgia do filho já sentiu melhora durante o aleitamento. “Ele tinha uma pega muito forte e no futuro também iria comprometer a fala. Por enquanto estou observando como ele está se saindo durante a amamentação, mas já melhorou em relação ao que era”, disse.

O procedimento foi conduzido por Ingrid Viegas, odontopediatra, e Mariana Braide, diretora clínica da unidade. Esse tipo de cirurgia ocorre em recém-nascidos que são diagnosticados com anquiloglossia (uma anomalia oral congênita caracterizada por freio lingual muito curto capaz de resultar em graus variáveis de diminuição da mobilidade lingual). Trata-se de um processo bastante simples do ponto de vista cirúrgico: o profissional realiza uma pequena incisão que será responsável por soltar a língua da criança. O teste da linguinha é responsável por indicar a existência da língua presa e, consequentemente, sugerir a cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *