contato@institutoacqua.org.br

Treinamento capacita profissionais da Retaguarda Materna (MA) sobre desinfecção de equipamentos

31/03/2021

Capacitação integra práticas de melhoria da assistência nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A equipe da Retaguarda Materna Elisabeth Coelho Vaz, em São Luís (MA), treinou profissionais de enfermagem sobre procedimentos de desinfecção de equipamentos. A atividade foi realizada nos dias 30 e 31 de março e coordenada pela enfermeira Joselma Pinheiro Silva Romano, que integra o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da unidade de saúde.

Gerenciada pelo Instituto Acqua, a ala materna Elisabeth Coelho Vaz funciona com 40 leitos no 3º andar da Santa Casa de Misericórdia e garante suporte às maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, vinculadas à rede estadual e sob gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A capacitação deu ênfase sobre práticas que integram a assistência em enfermagem em relação ao uso de equipamentos com o paciente e a necessidade de desinfecção constante. “Montamos um checklist de práticas de desinfecção e houve boa adesão da equipe de enfermagem. Equipamentos, como o carro de parada, o carro de curativo, balança de peso de recém-nascido, berço do bebê, são superfícies que devem ser constantemente higienizadas utilizando o álcool 70% líquido e um pano seco”, pontuou Joselma Romano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *