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Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) consolida processo de Acreditação Nível I ONA e recebe certificação

12/01/2022

Centro Odontológico administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a comprovação e eficiência de protocolos de segurança a procedimentos odontológicos seguros

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), de São Luís, consolidou o processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e acaba de receber a certificação que confirma a eficiência em procedimentos e protocolos de segurança seguidos pela unidade com a garantia de acesso seguro aos pacientes. Com a Acreditação Nível I, a organização de saúde superou em 70% os padrões de qualidade de segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. A certificação é válida por dois anos. O Sorrir é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

O diretor-técnico da Rede de Clínicas Odontológicas Sorrir, Fabrício Saraiva, pontua que a certificação é a concretização de um trabalho que vem sendo realizado ao longo de três anos com o intuito de garantir eficiência e compromisso com o paciente desde o agendamento até a saída da clínica. “O primeiro passo foi a manifestação do interesse em realizar a Acreditação, o segundo momento foi a visita diagnóstica da própria instituição ONA. Na oportunidade foram avaliados todos nossos processos, desde o primeiro contato do paciente ao agendamento e atendimento. A terceira fase contou com o gerenciamento dos dados, pois a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) cobra responsabilidade muito grande para evitar compartilhamento de dados dos pacientes. A forma como os pacientes são atendidos na clínica e os protocolos de segurança para cada público-alvo também foram avaliados. Só temos a agradecer nossos profissionais que tanto demonstraram dedicação, estamos felizes e entusiasmados”, comenta Saraiva.

O Sorrir também conta com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), ação primordial para concretizar a permanência segura do paciente com dupla checagem de documentos e dos dados para evitar que o tratamento do paciente A seja realizado no paciente B ou para confirmar ainda se esse paciente tem doença pré-existente e/ou histórico de alergia medicamentosa.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, reforça o agradecimento às equipes que direta e indiretamente trabalharam pela obtenção do certificado. “É impressionante observar o trabalho e a dedicação dos profissionais. Estamos muito felizes e orgulhosos, só temos a agradecer aos colaboradores que, com trabalho, provaram um serviço de excelência”, pontuou.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra do impacto positivo da conquista para a instituição e rede estadual. “O Sorrir é a primeira instituição pública do estado a obter essa certificação, ainda mais em um serviço odontológico, inovador e que serve de modelo para outras regiões. Temos certeza de que a conquista veio pelas mãos de cada colaborador, e estamos confiantes para buscar novas certificações. No Mato Grosso do Sul conquistamos a mesma certificação em um hospital que administramos em Ponta Porã. Quem ganha, sempre, é a população. Segurança, eficiência e compromisso estão entre nossos pilares”, garante o gestor.

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