contato@institutoacqua.org.br

Unidade Sorrir (MA) atenderá pacientes emergenciais após orientações de prevenção ao Coronavírus

23/03/2020

Atendimentos gerais estão temporariamente suspensos. Casos de urgência e emergência encaminhados pela Rede Estadual de Saúde serão atendidos, cumprindo protocolo de precaução do Governo do Estado, da Anvisa e do Instituto Acqua

O Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, na capital maranhense, deu início, nesta segunda-feira (23/03), às adequações para o atendimento. As orientações vão garantir mais segurança a pacientes e profissionais de saúde e manter os serviços a pacientes de urgência e emergência. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Fabrício Saraiva, diretor do centro odontológico, explica que as novas diretrizes atendem ao protocolo de precaução do Governo do Estado e determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É um momento de cuidado a todos os maranhenses e a recomendação geral é o isolamento social. Porém, os atendimentos em caráter de urgência e emergência estão mantidos na unidade e obedecendo rigorosamente o protocolo de precaução de contato tanto para os pacientes quanto aos profissionais de saúde”, disse Fabrício.

A unidade de saúde atenderá a casos de urgência e emergência e suspendeu os atendimentos gerais. “Pessoas com dor nos dentes, que tiveram quedas ou machucaram a boca, pacientes que precisam de cirurgia emergencial serão atendidas. Os serviços de limpeza, restauração e aplicação de próteses estão temporariamente suspensos por 30 dias”, explicou o diretor da Unidade Sorrir.

A marcação de consultas será feita somente por telefone, por meio do call center (98) 3198-2200, que funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 19h. Os funcionários da unidade de saúde vão cumprir rotina com uso de equipamentos de proteção, de acordo com as orientações de precaução.

“A unidade vai cumprir o limite de até 20 atendimentos diários a pacientes regulados pela Rede Estadual de Saúde e os que precisarem de atendimento local de forma emergencial. Os serviços vão funcionar de segunda a sexta, pela manhã e à tarde, e aos sábados, das 8h às 12h, com a presença de 2 dentistas, diariamente”, ressaltou Fabrício Saraiva.

Protocolo de precaução – Aos profissionais administrativos, a recomendação diária de precaução de contato é lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel 70% e, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e nariz com lenço descartável ou com o antebraço; evitar contato das mãos com boca, nariz e olhos, manter distância de pessoas resfriadas e evitar abraçar, beijar, apertar as mãos ou tocar no rosto dos colegas.

Já os profissionais odontológicos deverão cumprir a rotina com a utilização de máscaras, luva, gorro, óculos de proteção e avental durante os atendimentos a pacientes com infecção suspeita. Além disso, constantemente são estimuladas a higienização das mãos, antes e depois de cada atendimento. A limpeza da unidade de saúde também foi reforçada.

As medidas de proteção prosseguirão em até 30 dias ou até novas orientações e diretrizes dos conselhos e órgãos estaduais e federais de saúde.

Campanha Profissional Seguro – O Instituto Acqua continua com a campanha Profissional Seguro, ação integrada que prepara equipe de colaboradores em São Paulo, Maranhão e Mato Grosso do Sul para o combate ao novo Coronavírus, o Covid-19. O planejamento envolve profissionais do Acqua nas áreas da saúde, sustentável, cultura, educação e setores administrativos. No site – institutoacqua.org.br -, uma Landing page exclusiva traz informações mais detalhadas, especialmente aos colaboradores da área da saúde que irão enfrentar o desafio nas unidades nos próximos dias.

As redes sociais do Instituto também funcionam como agentes na campanha Profissional Seguro, compartilhando informações cruciais para evitar onda de contágio. Todas as ações educacionais em equipamentos de saúde gerenciados pelo Instituto Acqua estão sendo reestruturadas para acontecer com públicos menores, reduzindo a potencialidade de contágio. Em casos específicos, adiamentos e suspensões poderão ocorrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *