contato@institutoacqua.org.br

Unidade Sorrir (MA) celebra Dia do Dentista 

26/10/2020

Fabrício Saraiva, diretor da unidade, destacou a relevância social do profissional da Odontologia. A Sorrir é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na manhã desta segunda-feira (26/10) profissionais da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), de São Luís, reuniram-se para reconhecer o exercício da profissão de dentista – em alusão à data comemorada no último domingo que marca o Dia Nacional do Dentista. Na unidade de saúde estão 45 profissionais especializados que atendem à população maranhense nos mais diversos serviços em saúde bucal. A Sorrir é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Fabrício Saraiva, diretor da Sorrir, comentou sobre a importância social da profissão. “É uma profissão importante na manutenção da qualidade de vida das pessoas porque devolvemos o sorriso delas, e junto com isso a autoestima que lhe garante almejar seus sonhos, se relacionar melhor, ocupar espaços de trabalho. Aqui todos os profissionais são especializados, alguns com títulos, inclusive, de mestrado e doutorado”, destacou.

A Unidade Sorrir também é referência estadual para atendimento de urgência e emergência em saúde bucal durante a pandemia do novo coronavírus. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h, e oferece consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, e atendimentos mais complexos como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, buco-maxilo-facial, entre outros. O agendamento pode ser realizado por meio de um call center: (98) 3232-5355 e 3221-4621.

Eurielva Oliveira, 53 anos, é uma das profissionais que integra a equipe da Sorrir. Atualmente na chefia do Centro de Esterilização. Com 25 anos de experiência na área de Odontologia, ela disse que a vocação para saúde sempre foi algo que se identificou. “Cursei Enfermagem e depois fui para Odontologia. Já dei aula e é uma profissão muito importante para a sociedade. Aqui na Sorrir oferecemos serviço gratuito e com qualidade, um grande benefício para a população”, falou a dentista.

O amor pela profissão também é demonstrado pela mais jovem dentista que trabalha na unidade de saúde, Luiza Carneiro Silveira, 25 anos. Formada na área há 3 anos, ela especializou-se em Ortodontia. “Sempre quis ser dentista e na faculdade as etapas de aprendizado iam me encantando. Aqui trabalho por turno. O paciente chega direcionado para o tratamento de canal, quando a cárie já comprometeu a polpa do nervo e existe uma infecção. Nosso trabalho é controlar a infecção. É uma especialidade que só existe aqui, no serviço público”, explicou.

Sobre a data – O Dia do Dentista no Brasil é comemorado em 25 de outubro, após decreto imperial de 1884 que criou as primeiras faculdades de Odontologia no país. A data também marca o Dia Nacional da Saúde Bucal.

A profissão foi regulamentada em 1966, com a promulgação da Lei 5.081, que prevê o exercício do ofício aos profissionais formados, com diploma nos colégios e universidades que oferecem o curso e são reconhecidos pelos órgãos competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *