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Unidade Sorrir (MA) celebra dois anos com mais de 272 mil atendimentos

28/02/2020

Inaugurada em 28 de fevereiro de 2018, unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão; atendimento também foi ampliado a crianças com epidermólise bolhosa e pessoas com deficiência

Há dois anos a história de muitos maranhenses mudou com a implantação do primeiro Centro de Especialidades Odontológicas no estado, a Unidade Sorrir. Referência em atendimento especializado na área de saúde bucal, incluindo serviço de diagnóstico de câncer bucal, o equipamento é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), já realizou, desde a inauguração em 28 de fevereiro de 2018, mais de 272 mil atendimentos.

A Sorrir funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h, em estrutura localizada ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, na capital maranhense. A unidade de saúde oferece consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, e atendimentos mais complexos como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, buco-maxilo-facial, entre outros.

Em 2019, a unidade ampliou o atendimento também a crianças com epidermólise bolhosa e pessoas com deficiência. Já no começo deste ano, um grande mutirão de atendimentos odontológicos proporcionou a confecção de entrega de 500 próteses dentárias.

“A unidade tem se tornado um modelo para o Brasil em atendimento na área de saúde bucal, de forma gratuita e acessível para a população que mais precisa. É um símbolo de garantia de implantação da política pública com atendimento de excelente qualidade”, pontuou Fabrício Saraiva, diretor do centro ondontológico.

Pesquisa de satisfação – Em junho de 2019, a unidade foi avaliada pelo Instituto Interpreta, a pedido do Governo do Estado. Mais de 400 pessoas foram ouvidas entre 22 e 24 de maio daquele ano e o levantamento comprovou que 87% dos entrevistados consideraram positivos os serviços. Entre os pesquisados, 66,5% deram nota 10 para o profissional que os atendeu.

A paciente Maria Cristina Vale Martins, 55 anos, foi atendida na unidade em janeiro deste ano. “Fui arrancar um dente e a dentista me encaminhou para cá porque aqui eu poderia colocar a prótese. Como esse serviço é muito caro no particular, estou muito agradecida por ter conseguido o atendimento aqui, gratuitamente”, falou, entusiasmada.

O mesmo agradecimento e sorriso no rosto também agraciou Edite Manoel da Silva, 71 anos. “Agendei o atendimento e fui muito bem recebida, um benefício que vale muito”, disse.

Para a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, gerenciar o centro odontológico é motivo de satisfação. “O Acqua realiza gestão do Sorrir em parceria com a SES desde o início do projeto. Para nós é motivo de orgulho e satisfação acompanhar o progresso dos serviços e ver a alegria dos maranhenses que conquistaram autoestima diante dos tratamentos. É sem dúvida uma iniciativa transformadora”, avalia.

Atendimentos – Todos os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para consultas, exames e procedimentos com dia e horário previamente agendados. A excelência no atendimento tem se tornado referência para que outros municípios e estados tomem o projeto da unidade de saúde como modelo. A expectativa do Governo do Estado é ampliar os serviços da Sorrir no Maranhão.

Até fevereiro deste ano, a unidade de saúde já realizou 26.500 atendimentos de urgência, 46.201 consultas, 167.350 procedimentos gerais, 26.119 exames de imagem, 10.771 procedimentos especiais, 93 biópsias, 34 tratamentos cirúrgicos, 5.338 moldes de prótese, 2.242 aplicações de próteses totais e parciais, 99 implantes e 2.965 procedimentos de instalação e manutenção de aparelho ortodôntico.

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