contato@institutoacqua.org.br

Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão celebram Dia Mundial da Saúde Bucal

23/03/2023

Rede Sorrir, composta por quatro unidades de especialidades odontológicas em São Luís, Presidente Dutra e Caixas, além de serviços itinerantes, contou com ação social desde a última terça-feira (21/03)

A programação em referência ao Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado na última segunda-feira (20/03), prossegue ao longo da semana com atividades propostas pelas quatro Unidades de Especialidades Odontológicas (Sorrir) do Maranhão, em São Luís – dois centros, Presidente Dutra e Caxias. Ação social, no último dia (21/03), que ocorreu no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária, contou com atividades de orientação sobre higiene bucal, aplicação de flúor, profilaxia, exodontia simples, testes de glicemia e aferição de pressão arterial. O Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) gerencia, além dos centros odontológicos, o Sorrir Móvel, uma instalação itinerante com duas salas odontológicas, aparelho de raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos, refletor odontológico, elevador para acessibilidade, além de equipes treinadas.

“Hoje é a primeira vez que vou receber atendimento para os dentes, eu não lembro de ter feito nada antes. Quero que eles continuem vindo para nosso povoado com esse atendimento”, contou Ediciola da Costa Silva, 55 anos, moradora do Povoado Camará, no município de Dom Pedro. A assistência odontológica chegou por meio dos serviços itinerantes da Rede Sorrir, nesta quinta-feira (23/03), durante programação especial.

“A implantação da Rede Sorrir veio preencher lacuna na assistência, com centros de média complexidade para demandas odontológicas, além de serviços de diagnóstico por imagem digital, e serviço diagnóstico de câncer bucal, porque muitos paciente estavam perdendo a vida por falta de tratamento e prevenção”, disse Fabrício Saraiva, coordenador técnico da Rede Sorrir no Maranhão.

A primeira unidade foi inaugurada em 2018, no Centro Histórico da capital maranhense, e já alcançou a marca de 700 mil atendimentos em cinco anos. Mensalmente, são mais de 4 mil pacientes atendidos e a unidade de saúde foi a primeira a receber Acreditação Nível I pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), referência nacional.

“Com apresentação dos dados que fomos coletando sobre os atendimentos, o tempo de resposta e a aprovação popular, a Rede foi expandindo e inauguramos o primeiro centro fora da capital, na cidade de Presidente Dutra, depois em Caxias e, em breve, vamos inaugurar um centro em Coroatá. Abrimos também a unidade da Ponta do São Francisco e ampliamos a assistência nas comunidades, promovendo inclusão social por meio da odontologia móvel, alcançando pessoas que não têm acesso ao sistema de saúde básico”, ressaltou Fabrício Saraiva.

Especialidades – Um dos serviços recentes implantados pela Rede Sorrir é a cirurgia de frenectomia lingual em bebês, que é um procedimento cirúrgico para recém-nascidos que apresentam dificuldades na amamentação. É um procedimento simples no qual o profissional realiza uma pequena incisão que será responsável por soltar a língua dos bebês.

A indicação da cirurgia é feita após o teste da linguinha nas maternidades que integram a rede estadual de saúde e o encaminhamento é feito por fonoaudiólogos, sem precisar que a família tenha que fazer agendamento prévio. Os procedimentos são regulados pela própria rede de saúde e as cirurgias acontecem sempre às segundas-feiras. As crianças saem com indicação de acompanhamento com fonoaudiólogo para desenvolver a motricidade da cavidade oral.

“É um procedimento cirúrgico simples, sem precisar de anestesia geral, e logo após a cirurgia já é possível realizar a amamentação. Aqui na Sorrir dispomos de uma sala especial com poltronas para que as mães possam exercitar a lactação”, disse Cyrene Costa, especialista em odontologia para paciente especial e odontopediatria.

Na Sorrir de Presidente Dutra, Wilda da Cruz Guimarães Lima, 30 anos, recebeu atendimento com o filho Renato Gonçalves Lima Neto, 1 ano e 2 meses, que passou pela cirurgia. “Me senti aliviada e confiante de que meu filho irá se desenvolver melhor na amamentação e dicção das sílabas. O diagnóstico dele veio pela fonoaudióloga que detectou o problema e já encaminhou para que fosse feito o procedimento. Aqui no Sorrir foi bem rápido, desde a marcação, e fiquei surpresa com a oportunidade de fazer este serviço de forma gratuita e especializada, foi muito gratificante”, relatou.

Outro tratamento especializado é a detecção precoce de câncer bucal. A Rede Sorrir dispõe de atendimentos mais complexos, como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, bucomaxilofacial, entre outros. Fabrício destaca ainda a importância do diagnóstico precoce. “É fundamental para se ter uma assertividade. Os pacientes que chegam aqui com lesão na cavidade oral são lesões que podem ser facilmente removíveis. Já aqueles que chegam com lesão maior são regulados para outras unidades de saúde e avaliados por equipes de cirurgiões de cabeça, pé e pescoço, equipe de bucomaxilo, onde ele é submetido a quimioterapia e radioterapia, de modo a tratar o câncer de boca”, pontuou.

Números – Os dados de atendimento de 2018 até este ano da Rede Sorrir impressionam. Foram 39.946 procedimentos de bucomaxilo; 262.710 procedimentos clínico odontológicos; 95.187 consultas; 57.071 procedimentos de endodontia; 233 de estomatologia; 782 de implantodontia; 58.453 em odontopediatria; 13.525 em ortodontia; 64.645 de periodontia; 21.987 atendimentos a pessoas com deficiência; 47.903 implantação de próteses e 75.532 exames de radiologia.

Já as consultas somam o total de 236.291, sendo 39.042 de urgência e emergência, 5.933 atendimentos a pessoas com deficiência, 42.301 consultas clínicas, 26.907 em endodontia, 11.263 em periodontia, 25.728 próteses, 18.155 odontopediatria, 14.334 ortodontia, 35.288 dentística reparadora, 14.376 bucomaxilo, 1.024 implantodontia e 1.880 estomatologia. Serviços do Sorrir Móvel alcançaram a marca de 17.867 atendimentos.

Dia Mundial da Saúde Bucal – A data instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) é o dia 20 de março. Fabrício Saraiva, coordenador técnico da Rede Sorrir do Maranhão, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. “É um conceito que define o paciente que não apresenta situações clínicas para um tratamento imediato. E para isso é preciso a prevenção, que vai retirar os agentes nocivos da superfície dentária, como o tártaro, que é fisiológico, mas pode inflamar gengiva, gerar perda óssea ou até do dente. Outro problema é a formação de cárie, que pode lesionar o dente levando ao tratamento de canal ou a extração”, finalizou.

As unidades Sorrir são referência estadual para atendimento de urgência e emergência em saúde bucal e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h, oferecendo consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, e atendimentos mais complexos como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, bucomaxilofacial, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *