contato@institutoacqua.org.br

Unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão promovem atividades lúdicas e ação social pelo Dia das Crianças

14/10/2019

Ações foram realizadas no Hospital Macrorregional Tomás Martins, Hospital Regional Dr. Jackson Lago e Hospital Regional de Balsas

Os usuários mirins dos hospitais regionais Dr. Jackson Lago, em Santa Inês, Tomás Martins, em Pinheiro; e de Balsas, tiveram programação especial com atividades lúdicas, distribuição de brinquedos e orientações de saúde em comemoração ao mês das crianças. As atividades foram organizadas entre os dias 10 e 12 de outubro pelo Núcleo de Educação Permanente das unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Na quinta-feira (10/10), parte da equipe multiprofissional – psicólogo, nutricionista e dentista – preparou série de atividades educativas para as crianças internadas no Hospital Dr. Jackson Lago. Com fantasias divertidas e nariz de palhaço, profissionais da assistência ofereceram também atividades recreativas e lúdicas.

“Todo ano realizamos atividades em alusão ao mês da criança como forma de motivar nossos pacientes da pediatria a confiar na recuperação, além de oferecer acolhimento emocional e um ambiente alegre, diminuindo o estresse que é estar em ambiente hospitalar, distante de casa”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, Nayhane Cunha.

“As atividades lúdicas melhoram a aceitação e a motivação tanto dos pacientes como de seus acompanhantes”, completou o psicólogo Tony Luís, que incluiu música e brincadeiras na atividade.

Os profissionais visitaram as crianças nos leitos e também reuniram atividades na área do ambulatório do hospital. A nutricionista da unidade de saúde realizou testes sensoriais para que os pequenos identificassem frutas, legumes e verduras e as informações nutricionais que cada alimento tem, destacando aqueles que são essenciais e outros que podem causar malefício à saúde. As atividades foram encerradas como uma apresentação teatral dos funcionários.

Ação Social – Na sexta-feira (11/10), o Hospital Tomás Martins também promoveu um dia de alegria e entretenimento para as crianças internadas na unidade. Cinco grupos teatrais vinculados às comunidades religiosas do município realizaram apresentações de teatro, dança e música na recepção do hospital.

Vinte crianças internadas na unidade de saúde receberam brinquedos doados por meio do projeto Isadora do Senhor, ação social de iniciativa do médico intensivista Marcelo Bringel. A doação contou com o apoio dos funcionários do Hospital Tomás Martins na arrecadação e entrega dos brinquedos. O projeto foi criado em memória da filha de Marcelo, vítima de um acidente no Chile em junho deste ano.

“Toda ação voltada para as crianças sempre causa grande impacto. No ambiente hospitalar, elas estão em situação frágil, em recuperação da saúde, e nada melhor que ações de apoio e motivacionais para estimular a recuperação física e mental dos nossos pequeninos”, afirmou o médico.

Sessão de Cinema – O dálmata Marshall, da animação canadense Patrulha Canina, foi a inspiração para um personagem vivo percorrer os corredores do Hospital Regional de Balsas na atividade da unidade de saúde pelo Dia das Crianças realizada no sábado, 12 de outubro.

Os filhos dos funcionários do hospital foram convidados para participar das atividades que incluiu sessão de cinema no auditório, com muita pipoca, cachorro-quente e guloseimas. O cãozinho Marshall conduziu as brincadeiras e atividades recreativas.

Após exibição do filme “Rio”, foi realizada a distribuição de 40 brinquedos (carrinhos e bonecas) entre as crianças internadas e as crianças convidadas, além do sorteio de uma bicicleta, com valores arrecadados pelos próprios colaboradores do hospital.

“Quem ganhou o presente na verdade fomos nós, colaboradores, com um momento como esse de integração não só entre os pacientes mas com a presença dos filhos dos colaboradores, em uma atividade de entretenimento e lazer. Quem quer alcançar algo na vida tem que ter essa alegria e os sonhos de uma criança, por isso uma data especial para ser celebrada”, finalizou o diretor geral Eliabe Wanderley da Silva Aguiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *