contato@institutoacqua.org.br

Unidades do Maranhão promovem atividades pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente

17/09/2019

Palestras, capacitações, exposição e workshop fizeram parte da programação nas maternidades e hospitais sob gestão do Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES); metas internacionais nortearam os trabalhos

Nesta terça-feira, 17 de setembro, data institucionalizada como o Dia Mundial da Segurança do Paciente, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, Hospital Regional de Balsas, em Balsas, e Hospital da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro – unidades sob a gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) -, integraram programação especial.

Palestras, capacitações, exposição e workshop despertaram atenção para os cuidados com o paciente e a importância do envolvimento dos colaboradores na adoção de atitudes preventivas que resultem em um ambiente mais seguro e contribuam para evitar riscos na assistência à saúde. As metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nortearam os trabalhos em todas as unidades.

São Luís – Sob o tema ‘Fale pela segurança do paciente: ninguém deve sofrer danos no cuidado de saúde’, a enfermeira Taiane Ferreira abriu os trabalhos na Maternidade de Alta Complexidade. A profissional, que coordena o Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital da rede privada em São Luís, destacou a importância da realização de ações de promoção em um ambiente seguro.

“Segurança do Paciente é definida pela OMS como a redução dos riscos desnecessários ao paciente ao mínimo aceitável. As instituições precisam trabalhar estratégias a fim de evitar que essas falhas ocorram e que causem danos ao paciente, inclusive os óbitos. Todos precisam estar comprometidos com a segurança do paciente desde os que prestam assistência direta ao paciente, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, até o administrativo, auxiliares de serviços gerais e porteiros”, reforçou a enfermeira.

A palestrante lembrou ainda que a assistência à saúde envolve riscos, mas que podem ser reduzidos quando analisados evitando que apareçam casos de eventos adversos. Ela lembrou que todos os casos de Eventos Adversos devem ser notificados ao Núcleo de Segurança do Paciente.

De acordo com a OMS, entre as prioridades estipuladas que precisam ser notificadas estão quedas, lesão por pressão, acidentes, queimaduras, falha na comunicação e setores administrativos.

Adriana Karen Falcão Costa, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da MACMA, fez referência à estrutura da programação. “Este é um momento importante para falarmos sobre a segurança do paciente com palestrantes externos e dialogar com os vários setores da unidade sobre essa temática tão importante que visa garantir qualidade na assistência de pacientes”, pontuou.

Além da palestra, a programação contou com exibição de filme que retrata o cuidar com o paciente e dinâmicas. As atividades se estendem até a próxima sexta-feira (20/09) com visitas em cada setor da MACMA conscientizando os profissionais de saúde.

Pinheiro – O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago promoveu uma exposição sobre as seis metas internacionais da segurança do paciente. Na área de vivência, próxima à Pediatria e Almoxarifado, profissionais da unidade realizaram ações de conscientização com atividades relacionadas à higienização das mãos, medicação segura, apresentação da cartilha do paciente seguro, bem como exibição da ficha de notificação.

As seis metas estabelecidas pela OMS são: identificar corretamente o paciente; melhorar comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de queda e úlceras por pressão.

Balsas – Um workshop foi realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Regional de Balsas com o tema ‘Segurança do Paciente: uma prioridade global de Saúde’ coordenado pela enfermeira Samara Lima da Silva. De forma lúdica, os profissionais de saúde compreenderam a importância de seguir os protocolos de segurança do paciente estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Três estandes, que englobavam as seis metas da OMS para a segurança do paciente, também  foram  montados. A atividade contou ainda com um tabuleiro  de perguntas e repostas sobre as metas internacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *