contato@institutoacqua.org.br

Unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão promovem Setembro Verde

22/09/2021

‘Doar órgãos é vencer o tempo’ foi o tema abordado durante as palestras nas unidades que são gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Nesta semana, a Policlínica Santa Inês e Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) realizaram a palestra “Doar órgãos é vencer no tempo” em alusão à campanha Setembro Verde, que incentiva a doação de órgãos. As unidades são gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para a paciente da Policlínica Santa Inês, Tayna Albuquerque, 38 anos, a doação de órgãos é, além de tudo, uma ação solidária e humana. “Poder contribuir com as pessoas que você não conhece, é dar a elas a possibilidade de ter uma vida além, é um ato de amor. Eu vou ser doadora, minha família já está ciente, mas para algumas pessoas isso é visto como um tabu, vejo que podemos contribuir para que outras pessoas tenham prosperidade”, pontuou.

Na MACMA, o assunto proposto para os profissionais é conscientizar na decisão de cada pessoa para que seja doador de órgãos e salvar vidas. A enfermeira da Central Estadual de Transplantes (CET/MA), Pedrolina Marinho, destacou a importância de falar sobre a doação de órgãos. “O ato da doação é um gesto nobre e altruísta que proporciona ao receptor a melhoria na qualidade e perspectiva de vida, há muitas pessoas na fila de espera aguardando doação de órgãos e tecidos, mas é preciso que com gesto de amor ao próximo autorizem a doação, ao longo do ano estamos sempre sensibilizando as pessoas de escolas, faculdades, igrejas e instituições”.

A doação de órgãos só pode ser liberada mediante a decisão comunicada para os familiares. O mês de setembro é para intensificar a campanha que acontece durante todo ano.

Setembro Verde – A campanha Setembro Verde foi criada com intuito de diminuir o tempo de espera e potencializar o número de doações, a data é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 do mesmo mês, com ações de conscientização em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *