contato@institutoacqua.org.br

Unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua promovem campanha sobre Segurança e Saúde no Trabalho 

02/05/2023

Unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua focaram, em abril, campanha que informou sobre Segurança no ambiente de trabalho; o Brasil registrou mais de 612 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022

Na última sexta-feira (28/04) unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua encerraram programação da campanha focada em Segurança e Saúde no Trabalho. A ação integra movimento internacional realizado anualmente para alertar trabalhadores sobre os riscos de acidentes em ambiente de trabalho e adoção de uma cultura de prevenção tanto dos acidentes quanto de doenças ocupacionais. Ações foram realizadas em São Luís, na Casa de Apoio Ninar, Maternidade Benedito Leite e na Policlínica da Criança; em Açailândia, no Hospital Regional; em Pinheiro, no Centro de Hemodiálise; e em São Mateus, no Hospital Regional.

Rejane Paz, engenheira de segurança, e o coordenador do Serviço de Segurança e Saúde e Medicina do Trabalho do Instituto Acqua no Maranhão, Hilton de Castro, realizaram palestras nas unidades. Na Casa de Apoio Ninar a atividade aconteceu na quinta-feira (27/04) e abordou aspectos sobre prevenção de acidentes, comportamentos inseguros do trabalhador e condições inseguras do ambiente de trabalho. A mesma atividade também foi realizada na Maternidade Benedito Leite

“Cada unidade dispõe de um programa de gerenciamento de risco para minimizar os impactos dos possíveis acidentes. As unidades possuem um profissional ou equipe da SESMT, de acordo com o número de cargos, e ainda uma comissão de prevenção de acidentes, com atribuição de fiscalizar e realizar ações preventivas. Além da programação anual, diariamente temos rotina de diálogo de saúde e segurança (DDS) em todos os setores das unidades como ação educativa”, explicou Hilton de Castro.

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho, revelaram em 2022 que a cada 15 segundos morre um trabalhador no mundo. Também no ano passado o Brasil registrou mais de 612 mil notificações de acidentes de trabalho. A área de atendimento hospitalar está atualmente no topo entre as notificações, mais do que outras áreas de trabalho. No ranking geral, os técnicos de enfermagem estão em primeiro lugar (36 mil notificações), os alimentadores de linha de produção em segundo lugar (31,4 mil notificações) e os faxineiros em terceiro lugar (20 mil notificações).

Outras ações – A atividade no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos foi conduzida pela engenheira de Segurança do Trabalho, Lavynia Soares, e pela técnica em Segurança Trabalho, Andressa Sodré Furtado, por meio de blitz nos setores do hospital para levar informações sobre o tema e lembrar das normas de segurança para evitar acidente no ambiente de trabalho. “Falar de segurança do trabalho é indispensável para relembrar o quanto ela é importante para salvar vidas. Atualmente, o Brasil é o terceiro país onde mais acontece acidentes fatais no trabalho e o ambiente hospitalar em primeiro lugar. A campanha tem o intuito de conscientizar os colaboradores a respeito da importância da segurança do trabalho e de cumprir as normas de segurança, como utilizar sempre os EPI’s, sapatos fechados, não utilizar adornos e sinalizar sempre as irregularidades que existem nos setores. Com essas pequenas ações iremos exercer nossas atividades com mais segurança e voltar com saúde para o nosso lar e a nossa família”, falou Lavynia Soares.

No Hospital Regional de Açailândia, a atividade foi conduzida pelo técnico em Segurança do Trabalho, Eguinaldo da Silva Sousa, que falou sobre o tema “Saúde e Segurança do Trabalhador: É Preciso Cuidar”. Já o Centro de Hemodiálise de Pinheiro realizou palestra “Segurança e Saúde do Trabalho”, com os técnicos João do Carmo e Benedito Oliveira. O mesmo tema também foi abordado no Hospital Regional de São Mateus.

Todo empregador é obrigado a fazer um levantamento dos riscos existentes e adotar medidas de prevenção. Detectados os riscos, devem ser analisados e todas as medidas preventivas adotadas, procurando sua eliminação ou neutralização. Todos os casos de adoecimento devem ser comunicados. O documento que notifica os casos de acidente ou doença do trabalhador é a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *