contato@institutoacqua.org.br

Unidades sob gestão do Instituto Acqua comemoram Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

15/10/2022

Programação contou com palestras, dinâmicas e homenagens; unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Unidades sob gestão do Instituto Acqua comemoraram o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, durante o dia (13/10) com café da manhã e diálogo sobre a importância do profissional. As ações acontecem nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

Profissionais da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, receberam café da manhã. A unidade tem em sua composição 61 fisioterapeutas que atuam com gestantes, no pré-parto, parto e pós-parto imediato, na unidade de terapia intensiva materna, puérperas nas enfermarias do alojamento conjunto (ALCON), e recém-nascidos nas UTIs neonatais (UTIN, UCINCO e estabilização neonatal), além do Follow-up. Correspondem hoje a 60% de toda a equipe Multidisciplinar e tem sua área de atuação em praticamente todos os setores da unidade hospitalar. A Terapia Ocupacional é composta por 10 profissionais que agem com os recém-nascidos nas Unidades Neonatais e com as gestantes e puérperas na UTI materna.

A MACMA, atualmente, oferece para as puérperas a Fisioterapia no Pós-Parto Imediato (FPPI) uma técnica pouca conhecida nas maternidades, e tem objetivo na prevenção e tratamento das possíveis alterações vindas do puerpério imediato, proporcionando a mãe uma recuperação rápida e com maior autonomia nos cuidados com o bebê. A indicação da fisioterapia é para mulheres que passaram por cesárea e parto normal. “As pacientes da MACMA na maioria das vezes têm uma rotatividade rápida, então usam a bandagem durante três dias, dependendo da necessidade podemos fazer a modalidade em outras partes do corpo, como: pernas, seios e barriga” falou Fernanda Ribeiro, fisioterapeuta. A bandagem é a última etapa do FPPI, que tem como benefícios a melhora da sensação de “barriga solta”, prevenção e redução de edema, redução das dores, recuperação mais rápida, melhoria da cicatrização, entre outros.

Na Maternidade Benedito Leite, também localizada na capital, os profissionais receberam homenagens e café da manhã, ao todo somam 13 fisioterapeutas e uma profissional Terapeuta Ocupacional que fazem atendimento no pré-parto, Alcon e UTI neonatal. A coordenadora de enfermagem, Camila Kons, enfatizou a importância dos profissionais no ambiente hospitalar. “Com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, nosso atendimento fica completo, e quem sai ganhando são as pacientes, os bebês que recebem tratamento adequado”, destacou.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos também celebrou as datas e contou com homenagem, dinâmica integrativa de psicologia e dança, além de sorteio de brindes. A coordenadora multiprofissional e fisioterapeuta, Madalena Braga, fala da comemoração. “Preparamos com muito carinho esse momento comemorativo para nossa equipe confraternizar, dizer que eles são indispensáveis na linha de frente, no serviço de excelência que prestam na recuperação de cada criança aqui no hospital”, contou. A unidade tem 67 profissionais entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam na reabilitação clínica, respiratória e motora de recém-nascidos e crianças que passam por tratamento nas unidades de terapia intensiva (UTI´s), clínica cirúrgica e UCINCO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *