contato@institutoacqua.org.br

Unidades sob gestão do Instituto Acqua no Maranhão promovem ações alusivas ao Janeiro Branco

27/01/2023

Ações de conscientização à saúde mental são realizadas para profissionais, pacientes e acompanhantes

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Policlínica Presidente Dutra e Centro de Hemodiálise Presidente Dutra realizaram ações programadas para a campanha Janeiro Branco, com atividades e diversas abordagens sobre saúde mental nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão.

Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), a equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ficou responsável pela ação “A prevenção de acidente de trabalho relacionado a saúde mental, conhecida como doença ocupacional, compromete muitos profissionais da área da saúde. É fundamental agir com ações de educação” disse Hilton de Castro S. Filho, coordenador do SESMT da unidade.

“Nos últimos anos, os profissionais da saúde são os mais afetados com doenças como, ansiedade, depressão e síndrome de Burnout, que passam despercebidos e confundidos com o estresse que desenvolvem durante o dia no trabalho. Por isso, é importante falar sobre esse assunto, pois é uma doença incapacitante e estamos aqui pra esclarecer, orientar e trazer informações para todo esse público” contou a psicóloga Graça Olímpio, que integra o trabalho.

Na Policlínica Presidente Dutra, profissionais, pacientes e acompanhantes receberam informações sobre como receber atendimento em caso de doença mental. A farmacêutica Ádria Veloso destaca sobre a importância da abordagem de palestras na unidade. “Apesar de participarmos de algumas palestras na unidade, nós sempre aprendemos sobre novos casos e experiências. Essa palestra nos mostra como combater as dificuldades diárias, ter harmonia para solucionar os nossos problemas e perceber que nem tudo está acabado e problemas sempre vem para nos fortalecer” falou a participante.

No Centro de Hemodiálise Presidente Dutra, os pacientes em diálise receberam orientações pelas profissionais da unidade. “Aqui a equipe multiprofissional sempre realiza palestras e eu participo. É importante a palestra sobre a saúde mental porque ficamos mais atentos aos sinais do nosso corpo, aprendemos a controlar melhor nossas emoções, relacionar melhor com os outros e com nós mesmos” comentou o Robson Pereira da Silva, paciente do Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *